Pentest Mobile Android

Pentest Mobile Android e seus objetivos

Os aplicativos móveis geralmente processam dados confidenciais, que são o principal alvo de muitos cibercriminosos. Ao trabalhar com esses dados, os desenvolvedores devem fazer o possível para garantir sua proteção. Uma maneira de melhorar a segurança de um aplicativo móvel é realizar um pentest mobile.

Para encontrar falhas no código do aplicativo, os desenvolvedores precisam de pelo menos habilidades básicas em engenharia reversa e testes de aplicativos mobile Android. A Infosec Security utiliza diferentes métodos para testar o aplicativo mobile.

A Infosec Security utiliza o guia de testes da OWASP como metodologia de avaliação, juntamente com táticas, técnicas e procedimentos do mundo real para garantir a qualidade do pentest mobile android. A Infosec Security utiliza ferramentas licenciadas para a realização de alguns testes, o que possibilita uma cobertura ampla do aplicativo mobile android que está sendo testado.

Fortaleça a segurança do seu aplicativo com engenharia reversa

O Android é um sistema operacional (SO) bastante amigável ao desenvolvedor. Ao contrário de outros sistemas operacionais móveis, o Android é uma plataforma de código aberto na qual você pode ativar as opções do desenvolvedor e fazer o sideload de aplicativos sem se preocupar muito. Além disso, o Android permite que os desenvolvedores explorem seu código-fonte no Android Open Source Project e modifiquem a funcionalidade do sistema operacional como quiserem.

No entanto, trabalhar com aplicativos Android também significa que você precisará lidar com bytecode Java e código nativo Java. Alguns desenvolvedores podem ver isso como uma desvantagem. Os desenvolvedores Android usam a Java Native Interface para melhorar o desempenho do aplicativo, oferecer suporte a código legado e, é claro, confundir aqueles que tentam olhar dentro de seus aplicativos.

Um conjunto de ferramentas básicas para a engenharia reversa do Android

Antes de começar a resolver os desafios do OWASP CrackMe para desenvolvedores Android, você precisa se certificar de que tem duas coisas:

  • Conhecimento de ambientes Android. Você precisa ter alguma experiência em trabalhar com ambientes Java e Linux, bem como com kernels Android.
  • O conjunto certo de ferramentas. Trabalhar com bytecode e código nativo em execução em uma máquina virtual Java (JVM) requer ferramentas específicas.

Os testes realizados pela Infosec Security garante uma cobertura completa do OWASP Mobile Android Top 10

  • M1 – Improper Platform Usage
  • M2 – Insecure Data Storage
  • M3 – Insecure Communication
  • M4 – Insecure Authentication
  • M5 – Insufficient Cryptography
  • M6 – Insecure Authorization
  • M7 – Client Code Quality
  • M8 – Code Tampering
  • M9 – Reverse Engineering
  • M10 – Extraneous Functionality
Pentest Mobile Android Black Box

Pentest realizado com abordagem automatizada e manual, onde os resultados são validados para reduzir a presença de falso positivo.

Pentest White Box

Testes com abordagem manual e automatizada do código-fonte do aplicativo mobile, para determinar a origem dos problemas que podem resultar em exploração.

Pentest Gray Box

Testes que utilizam abordagem automatizada e manual de forma autenticado para obter acesso ao funcionamento interno do aplicativo mobile e com isso, encontrar vulnerabilidades que somente um usuário autenticado teria acesso.

Pentest Híbrido Mobile (White / Gray)

Resultados do Pentest White Box sendo alimentados em um Pentest Gray Box para reduzir o tempo de mapeamento do aplicativo mobile e fornecer uma lista de problemas a serem priorizados.

Pentest em API Mobile

O acesso aos serviços da API é baseado na criação de cenários de ataque nos endpoints fornecidos. Isso inclui testes autenticados e não autenticados de forma automatizada e manual.

O que o Pentest Mobile em aplicativo android não é

Rodar o Nessus ou Qualys contra os endpoints da API utilizados pelo aplicativo mobile não é pentest. O pentest vai muito mais além do que um simples escanner de vulnerabilidade.

O teste de invasão em aplicativos Android é um estágio complexo, mas importante, do desenvolvimento de aplicativos móveis. Os desenvolvedores precisam ter certeza de que os dados confidenciais com os quais seus aplicativos funcionam permanecerão seguros, não importa o quê.

Para encontrar falhas e vulnerabilidades ocultas, os desenvolvedores precisam ser capazes de examinar seus aplicativos por dentro.

A workstation da Infosec Security permite que nossos profissionais realizem pentest mobile android independente se o aplicativo mobile android foi desenvolvido internamente ou tercerizado.

Solicite orçamento para Pentest em Aplicativo Mobile através da Desec Security

Verified by MonsterInsights