Segurança TI

Mesmo nos dias de hoje os conceitos de segurança de TI e segurança da informação continuam um tanto quanto confusos dentro das empresas, embora suas denominações que, na prática, são distintas. Juntando isso com o fato de que em pleno século da informação, a importância que as empresas dão à proteção de seus dados(ou pelo menos deveria), não é sem razão.

Você já parou para pensar que, atualmente boa parte dos processos corporativos são armazenados e processados em ambientes digitais? Com isso, implementar soluções de segurança de TI se torna cada vez mais indispensável!

Como dito anteriormente, na prática esses conceitos de segurança de TI e segurança da informação acabam se confundindo. Antes de aprofundar no assunto é preciso compreender bem cada conceito para que esses recursos possam ser alocados da melhor maneira dentro das organizações.
Pensando nisso, nos da Infosec Security resolvemos escrever esse post para explicar a diferença que existe entre esses dois conceitos, aproveitando para apresentar as principais medidas de segurança de TI a serem implantadas em sua organização.

O que é segurança de TI?

É importante frisar que a segurança de TI tem um papel de extrema importância dentro das organizações, pois ao migramos para o plano virtual, a abstração dos dados, torna o processo mais delicado. É nesse momento que medidas específicas direcionadas à segunraça de TI entrão em ação. A principal preocupação está no gerenciamento da infraestrutura, incluindo:

  • Bancos de dados;
  • Servidores;
  • Provedores;
  • Computadores, notebooks e outros dispositívos ;
  • Data centers;
  • Componentes de hardware;
  • Serviços de proteção de dados, entre outros.

Com isso, todos os itens citados fazem parte da segurança de TI de uma organização e são essenciais para o bom funcionamento do seu negócio, não esquecendo que o conceito de segurança da informação é mais amplo, indo além do mundo digital.

Proteja os ativos de sua empresaa através dos serviço oferecidos pela Infosec Security

Segurança TI